sábado, 30 de abril de 2011

FAÇA TRÊS COISAS

Em meio à provação Deus mandou o povo de Israel fazer três coisas: “Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR”. Seu chamado para Israel foi: “Eu irei lutar por vocês. Vocês devem simplesmente manter a calma. Apenas fiquem sossegados, e coloquem tudo em minhas mãos. Agora mesmo, Eu estou trabalhando no âmbito sobrenatural. Tudo está sob Meu controle. Então, não entrem em pânico. Confiem que estou combatendo o diabo. Esta batalha não é de vocês”. (ver Êxodo 14:13 – 14)
Logo vieram trevas sobre o arraial. Este foi o começo da noite escura e tempestuosa de Israel. Mas foi também o início da obra sobrenatural de Deus. Ele enviou um aterrador anjo protetor para estar entre Seu povo e o inimigo. Acredito que Deus continua a enviar anjos protetores para se acampar ao redor daqueles que O amam e O temem. (ver Salmo 34:07)
O Senhor também moveu a nuvem sobrenatural que havia dado a Israel para guiá-los. A nuvem de repente se deslocou da frente do arraial de Israel para a retaguarda e apareceu como uma parede de escuridão diante dos egípcios. Por outro lado, a nuvem produziu uma luz sobrenatural, dando aos israelitas uma visibilidade clara durante toda a noite. (ver Êxodo 14:20)
Apesar de o exército de faraó estar em total escuridão, eles ainda podiam erguer suas vozes. E durante toda a noite proferiram ameaças e mentiras. As tendas de Israel estremeceram com esta enxurrada de mentiras ao longo daquela noite escura. Mas não importa quão alto o inimigo os ameaçava. Um anjo estava de guarda para protegê-los, e Deus havia prometido a Seu povo que os conduziria até o fim.
Prezado santo, se você é um filho de Deus comprado pelo sangue de Cristo, Ele colocou um anjo guerreiro entre você e o diabo. E Ele te ordena, assim como disse a Israel: “Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR”. Satanás pode ir contra você respirando todo tipo de ameaças malignas. Mas em nenhum momento, durante sua noite escura e turbulenta, o inimigo poderá te destruir.
“Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite”. (Êxodo 14:21)
O vendaval que Deus produziu foi tão poderoso que começou a separar as ondas do mar: “(...) forte vento oriental... e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas”. (Êxodo 14:21)
A palavra hebraica para vento aqui significa “exalar violento”. Em outras palavras, Deus exalou e a água solidificou em paredes. As tendas de habitação de Israel devem ter balançado intensamente enquanto as poderosas torrentes sopraram através do arraial. Por que Deus permitiu que Israel passasse por uma noite inteira de tempestade quando Ele poderia ter dito uma simples palavra e acalmado os elementos?
Que tempestade deve ter sido! E que momento terrível deve ter sido para Israel! Eu pergunto a você, quem era Deus até aqui? Por que permitiria um temporal tão terrível durante toda a noite? Por que Ele não simplesmente mandou Moisés tocar as águas com seu manto e partir as ondas de modo sobrenatural? Qual seria a possível razão para Deus permitir esta terrível noite acontecer?
Havia apenas uma razão: O Senhor estava criando adoradores. Deus estava trabalhando o tempo todo, usando a terrível tempestade para formar um caminho para Seu povo sair da crise. No entanto, os israelitas não podiam enxergar isso naquele momento. Muitos estavam se escondendo em suas tendas, mas aqueles que saíram testemunharam um magnífico show de luzes. Eles também comtemplaram o glorioso espetáculo de ondas crescendo, poderosas paredes de água emergindo para formar um caminho seco através do mar. Quando o povo viu isso, deve ter gritado: “Olhem, Deus usou o vento para fazer um caminho para nós. Louvado seja o Senhor!”.

Nenhum comentário: